A importância da atração física em uma relação?

De fato, definir o que nos atrai fisicamente nas pessoas pode ser bastante relativo, principalmente quando nos referimos a beleza física. Contudo, existem alguns fatores que são determinantes no jogo da atração. Ou seja, a simetria, a estatura, a distribuição muscular, a textura da pele e outros detalhes que as vezes passam despercebidos para os nossos olhos, mas não para o nosso corpo.

Entretanto, essas características fazem parte de um conjunto complexo dos fatores que nos fazem sentir atraídos por alguém. Nesse contexto, pessoas empáticas, carismáticas e altruístas podem parecer muito mais atrativas que um corpo escultural, digno das esculturas renascentistas.

Como se relaciona a ideia de beleza e qual é o seu papel na atração física?

A beleza se resume num atributo no qual reconhecemos como belo. Portanto alguma das qualidades tradicionalmente atribuída a beleza, são: a harmonia, a proporção e a simetria. Desse modo, a beleza se estende por vários campos, desde a arte até a natureza.

atração física

Portanto, uma das principais características da beleza está relacionada a maneira da qual a percebemos, seja através dos nossos sentidos físicos, como também emocionais. Em outras palavras, a beleza se torna uma experiência subjetiva e que depende integralmente do receptor, como também da cultura e relações sociais de sua época.

Beleza exterior, atração física e beleza interior

Por essa razão que a beleza exterior se relaciona com a atração física e está sujeita, de maneira generalizada, pelos padrões de beleza da cultura de cada época. Assim sendo, esse padrão compreende um número de características que uma sociedade entende como belo.

Por outro lado, também se desenvolveu um conceito amplamente estendido de beleza interior em contraposição a beleza exterior. Dessa forma a beleza interior consiste nos fatores de índole psicológico, tais como: inteligência, simpatia, altruísmo. Decerto, virtudes que não são evidentes a olho nu já que é impossível identificar essas qualidades através da aparência física.

Autoconfiança e a relação direta com a atração física

Provavelmente a lei da atração mais importante dentre todas as citadas nesse artículo será a autoconfiança e a segurança pessoal. Ou seja, saber reconhecer quem você é no mundo e na sociedade tem um papel fundamental na maneira que as pessoas te perceberem. Isto é, ser confiante tem um papel crucial até mesmo na maneira de andar na rua. Por isso, uma pessoa confiança se sente radiante e a linguagem corporal e a comunicação não verbal influenciam também na sua aparência física, na hora de se comunicar e praticamente em todos os fatores de nossas vidas.

Ainda assim, ser autoconfiante e seguro de si mesmo também significa saber reconhecer as nossas limitações, o que dá lugar ao altruísmo e a empatia. Desse modo, entendemos que ninguém é superior a ninguém e esse exercício faz nos transforma em pessoas extremamente atrativas.

Uma explicação científica sociobiológica

A ideia do que representa a beleza na sociedade representa um dos temas mais recorrentes na sociedade desde as primeiras civilizações. Por esse motivo, vários estudos se desenvolveram com o intuito de explicara a influência da aparência física e a atração física. Em suma a ideia de transmitir e assegurar os nossos genes são a explicação pela qual as pessoas se atraem por corpos jovens e atléticos.

Em contrapartida, os rasgos psicológicos têm uma influência igual de importante no jogo biológico da atração. Isso por que características da personalidade como liderança, empatia e o altruísmo garantiriam em um grupo familiar uma maior chance de sobrevivência. Portanto, o que nos atrai nas outras pessoas se resume em um conjunto de características e fatores sociobiológicos complexos que vão muito mais além de um corpo sarado.